Menu Principal
Utilizadores Online

Temos 17 visitantes e sem membros em linha


Sistema Indolor para Medir Açúcar no Sangue


Cientistas de Hong Kong inventaram um dispositivo para ajudar diabéticos a medir a quantidade de açúcar no sangue sem dor pela primeira vez.

Do tamanho de um telemóvel, o aparelho emite uma forma fraca de raio infravermelho que penetra na pele do dedo e atinge a circulação sanguínea, fazendo a medição sem a necessidade de retirada de uma amostra de sangue, espetando-se o dedo.

Dos muitos componentes do sangue, o raio é capaz de identificar partículas de glicose por meio da frequência, ou comprimento de ondas, que elas transmitem e a quantidade de açúcar presente no sangue é mostrada no aparelho em 10 segundos.

"Há diferentes tipos de células nos vasos sanguíneos... glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, outros componentes, proteína, glicose, colesterol, mas nosso modelo seleciona o tipo para glicose e informa seus níveis", disse Joanne Chung, professora e chefe-associada de pesquisa na Escola de Enfermagem da Universidade Politécnica de Hong Kong, em entrevista.

Um grupo de 28 especialistas --enfermeiros, médicos, engenheiros, especialistas em informática, assim como matemáticos da Austrália-- trabalharam por quatro anos e entregaram um dispositivo com precisão de pelo menos 85 por cento depois de cinco testes clínicos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 180 milhões de pessoas sofrem de diabetes no mundo e este número vai mais que dobrar até 2030. Em 2005, 1,1 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença.



AlojamentoVirtual.com - WebDesign, Alojamentos e Desenvolvimento de Recursos